Vasta emoção, Imperfeita razão
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Mais amor, por favor!
Não não, eu sempre pensei no amor...mas realmente só atualmente comecei a perceber como falta amor no mundo, nas pessoas...amor nas palavras proferidas, nos atos praticados...
Parece que está tudo invertido, a pessoa mais legal é a mais fria, a mais egoista, a mais individualista, a mais sem educação!Eu sinceramente não consigo conceber esse tipo de coisa.
Parece brega, e pode até ser, mas existe sentimento mais lindo do que o amor?...o amor em todas as suas nuances: amor de irmãos, de amigos, de amantes, amor pelos animais...amor pela vida!!!
Sei que muitas vezes as coisas não são fáceis e a visão do amor que a gente tem dentro da gente fica meio cinza, turva...eu mesma já tive e tenho momentos de desacreditar no amor. Passamos por tantas coisas, sofremos, choramos, somos magoados...que muitas vezes é impossível não ficar descrente.
Mas o importante é sempre superar, e lá está mais uma frase brega: "Ter que superar"...mas é isso mesmo!...quando o egoismo, a frieza, o individualismo, a falta de educação pairarem na sua frente, supere!...combata com amor!!!
É disso que as pessoas andam precisando...AMOR, sincero e real.
Não só em São Paulo, porque a música do Criolo fala da "cidade da garoa". Amor em todos os cantos e em todos os corações.
MAIS AMOR, por favor!
quinta-feira, 14 de julho de 2011
SP: eu fiquei!
Se foi melhor ter ficado?Talvez...às vezes acho que sim, muitas vezes acho que não. Só o tempo me dirá ao certo.
O que posso afirmar, é que nestes 6 meses, minha vida deu uma revirada geral: troquei duas vezes de emprego (ainda bem que sempre pra melhor), mudei de apartamento, conheci um monte de loucos (saúdaveis e não saúdaveis), a saudade de casa só aumentou, já fui da euforia à quase depressão, já quis realmente ficar pra sempre em SP, já quis desesperadamente voltar...
Hoje posso afirmar que morar sozinha não é fácil. Lembro que nos meus tempos de vício incontido no simulador de pessoas "The Sims", eu adorava a idéia de morar sozinha, ter meu próprio canto, decorar minha casa, ter total liberdade...enfim, era meu sonho de consumo.
Mas e agora?agora meu maior medo diário é ficar realmente sozinha. Odeio muitas vezes não ter com quem falar, chegar em casa e não ter meus cachorros nem ninguém para me receber com festa, fazer comida só pra mim, ir ao supermercado e não comprar ração canina (que falta sinto dos meus bichinhos!), ver tv e navegar na internet por verdadeira falta de opção...No "The Sims" parecia tudo tão mais fácil e melhor!
Nem tudo na vida são flores...eu também não esperava viver no "mundo mágico de Oz", mas realmente achei que seria mais fácil.
Meu emprego é ótimo, conheci boas pessoas, faço passeios agradáveis, gosto de decorar a casa, comprar chocolate e não ter que dividir com ninguém, gosto da diversidade cultural de SP, de ter sempre uma opção para ir e vir...mas...tem sempre este "mas"...e eu não consigo me livrar dele, por mais que eu tente insistentemente.
Não...definitivamente Belém não é a melhor cidade do mundo. Tem um monte de defeitos, também tem gente louca, também tem todos os lados ruins que talvez SP tenha...ou até nem tenha!...mas é lá que está meu coração.
Meu coração bate apertado diariamente de saudade. Família e amigos...eu nunca pensei que minha vida seria tão vazia emocionalmente sem vocês.
E como é difícil conviver com esse aperto!...é sempre um misto de sensações e sentimentos, que precisam ser encarados todos os dias, de maneiras e intensidades diferentes.A gente muitas vezes volta à infância e se vê chorando, dizendo: "cadê minha mãe?".
É Maiana, você está crescendo. E crescer significa passar por tudo isso...e só nós mesmos conseguimos entender o que vem do nosso coração!
E eu vou ficando por aqui...crescendo, vivendo, aprendendo, chorando, enxugando as lágrimas, chorando de novo....mas vivendo!aprendendo!e crescendo.
Quem foi que disse que seria fácil?
Viva o "The Sims"!!!
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
São Paulo, da garoa?
Até então, nunca tinha morado sozinha. Dia 6 de janeiro de 2010 foi um marco pra mim. O dia em que abandonei minha cidade e vim para a cidade da garoa.
Vim estudar, quero meu curriculum muito bom. Farei pelo menos dois cursos da minha área. Sempre gostei de estudar!
Mas, eis que nesses 20 dias aprendi bem mais do que o Direito poderia me ensinar.
Em SP aprendi:
- Que a saudade é inevitável, mas que ter força é essencial e possível.
- Que ser diferente não é ruim. O que falar das figuras que encontramos por aqui? (hoje eu vi um homem "zebrinha")
- Que viver um dia de cada vez não é ruim, é saudável e bem mais equilibrado.
- Que quem gosta de você, gosta longe ou perto. E mesmo longe fisicamente, não esquece de te ligar ou mandar um e-mail para dizer que sente sua falta e perguntar como foi seu dia...O coração continua pertinho!
- Que fazer coisas sozinha é bom para pensar na vida.
- Que reencontrar e encontrar amigos é extremamente gratificante.
- Que eu não preciso de 500 bolsas e 500 sapatos. Por enquanto, me bastam os meus.
- Que fazer supermercado é mais divertido do que se possa imaginar. O ruim é só ter que pagar a conta ao final.
- Que uma mulher moderna também pode ser uma boa dona de casa.
- Que economizar é bom e rende ótimos resultados.
- Que estudo e diversão não andam juntos. Mas que podem se equilibrar.
- Que usar transporte público não mata.
Aprendi, que sem a nossa família não somos nada. E que é nela que precisamos nos concentrar.
Amores vêm e vão. Mas é preciso ser mais razão do que emoção.
Paixão passa, só o amor é que fica.
Comecei a dar mais valor a coisas e pessoas que eu não reconhecia como dignas de tanta atenção. Em contrapartida, resolvi excluir da minha vida e do meu coração tudo que não for recíproco ou digno de meu afeto e carinho. E isto também se aplica à pessoas.
Descobri do quê e de quem realmente gosto e sinto falta.
Estou aprendendo cada dia mais a lidar com o fracasso. Ele existe!...não pode ser ignorado, mas pode servir de lição.
Comecei a dar muito mais valor ao trabalho. Ele realmente dignifica o homem. Não trabalhar é como não ter um rumo na vida...um ideal.
Também descobri coisas fúteis, mas que também são uteis:
- Sempre ande com um guarda-chuva na bolsa
- Não se assuste com gente esquisita. Eles podem achar o mesmo de você!...e estão por todo lugar.
- Que um cafezinho no fim da tarde é revigorante.
- Que fazer seu próprio alimento é muito bom. Mas que um jantarzinho bem acompanhada é maravilhoso.
- Se você estiver com fome de madrugada...peça pizza!eles entregam 24h.
- Quer correr?relaxar? Mesmo na "cidade das pedras" tem sempre um parque ou uma praça perto de você.
- O custo de vida em SP é caro. Mas existem milhares de promoções, programações e eventos de graça para você e sua família.
Apesar dos altos e baixos dos meus dias. De como sofro ao chegar em casa, abrir a porta e não ter ninguem me esperando e nem meus cachorrinhos para me receberem...eu estou sobrevivendo!...e vivendo!
E não, SP não está da garoa...está de grandes tempestades e inundações. Porém, dias melhores virão e, parafraseando uma música bem famosa, eu me arriscaria a dizer: " e se quiser saber pra onde eu vou...pra onde tiver Sol, é pra lá que eu vou!"
E pedindo mais uma vez liçença à metáfora, termino afirmando: Continuo em SP...sempre em busca do Sol...apesar das grandes tempestades.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
O meu "eu" lírico
Sou da madrugada, dos livros, do esporte, da dança. Filmes me agradam bastante. Chocolate me fascina! (isso significa que sou uma mulher normal...ou quase isso!).
Sou de muitos amigos, milhares de conhecidos. Falo mais do que faço, faço menos do que observo e observo mais do que falo.
Eu já amei de verdade, já fui amada de verdade. Meu coração até hoje não encontrou outro porto seguro para amar (e isso não significa que estou abrindo vagas,ok?)
Gosto de conversar, de ver o pôr do Sol.
A música é essencial à minha vida, e quase todos os momentos me remetem à uma letra qualquer. Ou uma letra qualquer me remete à muitos momentos.
Sou de riso fácil, costumo ser alegre e brincalhona (e isso não significa que não tenho momentos "explosivos" ou de "antipatia"...graças a Deus, os tenho!).
Prefiro a inteligência do que a beleza (mas não custa nada ter os dois, não é?..e com uma grande pitada de bom humor fica perfeito!).
Não costumo ficar sem fazer nada: "Mente vazia, oficina do diabo". Mas isso não significa que não tenho meus momentos essenciais de "nadismo".
Tenho o maior orgulho de não ser perfeita (afinal, quem é?), isso significa que ainda posso aprender bastante.
Devo confessar que é bem perigoso assistir filmes românticos ou tristes ao meu lado!..eu choro mesmo!(portanto é melhor se afastar de mim nessas horas...ainda mais se houver histórias tristes de cães no enredo!)
E por falar em cães (tudo bem, sei que não estou falando, estou escrevendo!)...eu os amo!...feios, bonitos, de raça, sem raça definida...
Em lugares públicos, principalmente em mesas de restaurantes e bares, me deixem longe de palitinhos!...eu costumo fazer esculturas horríveis com eles (eu definitivamente não tenho talento para artes plásticas).
Gosto de tecnologia e até que às vezes, me porto bem ao lidar com ela.
Prefiro mandar ou receber sms do que falar ao celular. E mesmo que você saíba o número do telefone da minha casa, nunca ligue!..eu realmente não levanto para atender.
Minha memória recente costuma ser péssima (sim, igual ao do peixinho do filme), mas guardo na memória ótimas recordações do passado. Sou extremamente saudosista.
Adoro coisas à moda antiga. Dizem por aí que tenho gostos meio "velhos" para minha idade (eu preciso mencionar que tenho 15 anos?).
Tudo bem!..eu também minto a idade!
Aprendi a gostar do meu trabalho...advogar é uma arte!...Sempre fui chamada de ingênua quando dizia na época da faculdade que queria fazer Justiça. Pois bobos eram eles...da minha maneira eu faço Justiça!
Odeio gente hipócrita, preconceituosa e sem atitude. Odeio um monte de outras coisas, claro!...mas essas três coisas são as que me tiram realmente do meu estado "zen".
Aprecio a doutrina espírita, mas frequento e respeito todas as religiões, portanto que façam o bem.
Odeio chá e sou viciada em coca 0 (a normal tem gosto de remédio!). Se tiver um Doritos para acompanhar..melhor ainda!
Amo o Pará e amo a Bahia. Coração dividido, parte lá, outra cá.
Aprendi a gostar de futebol. E eu torço pelos times que aprecio (e não..eu não sou Fluminense!...apesar de ser Muricy).
Não tenho medo de ratos, baratas, aranhas etc. Eu abro potes e sei trocar lâmpadas. Sou muitas vezes mais macho que muito homem...mas também tenho meus momentos "mulherzinha" (frágil frágil).
Costumo ser muito sensível, e isso me irrita bastante. Queria ser mais fria às vezes.
Sou viciada em chicletes e pirulitos ( mas tenho ódio de pirulitos que não viram chiclete ao final).
Adoro jogos de videogame,computadores, tabuleiros e cartas.
Gosto de cores vivas. Odeio cores neutras. Isso se aplica também à pessoas!
Sou uma típica canceriana. E se vocês não entendem de signos, é só olhar no google!
Gosto de praticidade e sinceridade. Mentiras sinceras, não me interessam (eu não sou o Cazuza, ok?).
Costumo dizer que sou chata...e sou mesmo!...e sinceramente, odeio gente que parece ou se mostra "legal demais".
Odeio chapinha e assumo meus cachos com orgulho.
Sou mais uma mulher que possui um monte de sapatos e bolsas (e que nunca são suficientes) e também estou incluída nas que querem perder uns quilinhos (mas no meu caso não são 2, são 5). Rotina é insuportável.
Eu tenho medo de escuro.
Viajar é uma de minhas grandes paixões na vida.
Minha família é meu equilíbrio... se eles estão bem, eu também estou!...morro de saudade do meu irmão que mora longe.
Tenho saudade de tantas coisas, de tantas pessoas, de tantos cheiros (mencionei que adoro perfumes?), de tantos gostos, de tantos lugares...
Sou uma eterna "suspirante" na vida...
E agora chega né?...eu definitivamente não me resumo em palavras ou textos. Sou muito melhor ou muito pior do que posso descrever.
Defeitos?tenho milhares!...como todos vocês...Mas não, eu não vou falar mal de mim!
Descubram sozinhos o lado negro da força!rs
Bom dia, boa tarde, boa noite...e boa sorte! =***
domingo, 8 de agosto de 2010
Dia dos papais!!!
domingo, 27 de junho de 2010
F-A-M-Í-L-I-A

Em um de seus vários significados, a palavra "família" é assim definida no dicionário:
família (fa-mí-lia)
s. f.
O pai, a mãe e os filhos: família numerosa.
Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc.
.....
Eu amo minha família. Sempre vou amar.
Meu pai, minha mãe, meu irmão. Amo muito.
Minhas duas pequenas cachorrinhas, que para mim são da família. Amo muito.
Mas como o próprio dicionário sustenta: família é um grupo de pessoas que tem o mesmo sangue que você. Partindo deste significado...Nossa!!minha família é ENORME.
É desta família que me refiro adiante:
Eu cresci longe da minha família. Na verdade, nasci e cresci longe.
Nunca tive um aniversário em família. Também não me recordo de muitos contatos familiares durante a infância:telefonemas, cartas, visitas.... também pudera, eu quase nunca tive contato com meus entes sanguineos: A distância nos separou...a vida nos separou.
Também não consigo imaginar como teria sido se as coisas tivessem acontecido de maneira diferente. Se eu tivesse nascido e crescido na mesma cidade, em contato diário, cultivando uma grande amizade em família.
Eu sempre fui a mais nova. Dentre os poucos familiares que tive contato, nenhum era da minha idade. Tive que me acostumar a "viver sem família".
Desta forma, na falta de uma família presente, acabei criando a minha própria família. Acabei escolhendo dentre as pessoas do meu convívio diário, quais seriam a MINHA família. É é claro que isso também inclui pessoas da minha própria família (aquela que tem o mesmo sangue!).
Às vésperas de completar 25 anos, se alguém me perguntar: O que é família para você?...Eu provavelmente irei responder que são as pessoas que eu escolhi amar. E que isto independe de sangue...na verdade a minha família é uma grande "mistura sanguinea".
A minha família é quem se importa comigo, quem liga pra saber como estou, quem me escreve, me manda sinal de fumaça...que me aceita como sou; Que lembra a data do meu aniversário, que conhece meus gostos, que conta comigo para o que der e vier;Que fica feliz quando eu estou feliz e me estende a mão quando estou triste;Que não se importa com a minha conta bancária, com minhas roupas de grife ou de brechó;Que me defende sem nem exitar, que puxa minha orelha quando eu erro, mas que me ensina carinhosamente o melhor caminho....
Família para mim é muito mais que conceitos prontos...família para mim é sentir...eu sinto a minha família!....por isso eu a escolhi.
É...a minha família é realmente ENORME. Numericamente eu não sei nem precisar quantos são. Mas sentimentalmente, amorosamente e carinhosamante eu sei exatamente. Basta fechar os olhos e todos me vêem à mente.
Deus me deu uma linda família. Mas a que eu escolhi é bem maior...e talvez bem mais bonita.
Poucas são as pessoas que tem a sorte de escolher quem irão chamar de SEU. Eu tive essa sorte...Obrigada meu Deus.
domingo, 13 de junho de 2010
Lá se foram anos...

